O que é um Transceiver e para que ele serve?

Um transceptor óptico, ou simplesmente transceiver, é um dispositivo que combina transmissor e receptor óptico num só dispositivo eletrônico. O transceiver transforma os sinais ópticos recebidos através do cabo em sinais elétricos que são enviados aos equipamentos eletrônicos e vice-versa. Estes módulos fazem parte dos equipamentos ativos na rede óptica e estão disponíveis em diferentes modelos padrão.

O Transceiver tem como objetivo converter sinal óptico (sinal de luz transportado através de fibra óptica) em sinal elétrico (transportado por cabos de par trançado metálico, o famoso cabo de rede).

O transceiver transforma os sinais ópticos recebidos através do cabo em sinais elétricos que são enviados ao switch e vice-versa. Eles são usados apenas nos padrões de rede que utilizam cabos de fibra óptica, já que nos padrões baseados em fios de cobre a conversão não é necessária. Apesar do pequeno tamanho, os transceivers são quase sempre os componentes mais caros ao criar um link de fibra.

O que é módulo SFP Transceiver?

é um transceptor óptico que foi desenvolvido para serem usados em aplicações de comunicação de dados principalmente em redes Ethernet de 100Mbps (Fast Ethernet) e 1000Mbps / 1.25Gbps (Giga Ethertnet), SONET e Fibre Channel (até 4.25Gbps).

De 1G a 400G exitemtambém chamados de Gbic nas distâncias de 300 metros até 120km. Além dos Mux Demux e Transceivers GPON e XGS-PON, bem como os cabos DAC e AOC. Tudo que seu datacenter precisa para operar com qualidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *